Emanuel da Costa Andrade Cardoso (CG3028691)

Emilly Samara Vieira Santana (CG3028569)

Henrique Szabo Lourenço (CG3028691)

Lucas Rodrigues Siqueira (CG3028194)

Rafael Cesar Gomes Benedicto (CG3028097)

Rafael Graciliano de Barros (CG3023613)

Foi um sucesso e os alunos superaram nossas expectativas. Com certeza eles terão um bom aproveitamento do curso, visto que desempenharam dedicação, criatividade, e principalmente produtividade além da conta… Mágico.

Desenvolvimento do Projeto

Etapas

Pesquisa

Inicialmente, pesquisamos sobre qual jogo utilizaríamos como exemplo para fazer o curso. Decidimos utilizar o Space Invaders devido à sua simplicidade e popularidade, que facilitavam a compreensão dos conceitos básicos de desenvolvimento de jogos para os alunos.

Desenvolvimento do jogo

Criação de sprites

Para começar o desenvolvimento do nosso jogo, baixamos os sprites que utilizamos no projeto. Os sprites eram imagens que representavam objetos, personagens e efeitos visuais no jogo. Após baixar os sprites, eles foram organizados na aba de recursos do GameMaker​.

Criação dos Game Objects

Os game objects eram os elementos do jogo, como personagens, obstáculos, inimigos e itens. Criamos diversos game objects, como obj_manager, obj_player, obj_enemy, obj_barrier, obj_player_bullet e obj_enemy_bullet, e associamos os sprites correspondentes a cada um deles​.

Programação dos Eventos

No GameMaker, os eventos controlavam a lógica de funcionamento dos objetos. Programamos eventos como Create (Criação) e Step (Passo) para definir o comportamento dos nossos objetos, como o movimento do jogador e a lógica de tiros e colisões​.

Aperfeiçoamento do jogo

Durante o desenvolvimento, aperfeiçoamos o jogo adicionando variáveis e lógica para controlar a velocidade, recarga de tiros e a vida do jogador. Implementamos também condições de vitória e derrota, onde o jogo mudava para uma sala de vitória quando todos os inimigos eram derrotados, e para uma sala de game over quando a vida do jogador chegava a zero​.

Criação de roteiro e apresentação de slides

Criamos um roteiro detalhado e uma apresentação de slides para guiar o curso. A apresentação foi desenvolvida usando o Canva e incluía todas as etapas desde a instalação do GameMaker até a exportação do jogo finalizado. Esta preparação foi fundamental para fornecer um aprendizado estruturado e claro para os alunos.

Prática

Durante as aulas práticas, os alunos seguiram as instruções do roteiro para criar o jogo passo a passo no GameMaker. Eles aprenderam a importar sprites, criar objetos, programar eventos e, finalmente, exportar o jogo para compartilhá-lo com outras pessoas​

Com essa abordagem, os alunos tiveram uma experiência prática completa, desde a concepção até a distribuição de um jogo simples, mas funcional.

Recursos

  • Computadores
  • Tela para apresentação
  • Programa Game Maker instalado

Detalhes

  • Local: EMEF Profª Maria Aparecida De Carvalho – Cide Tinga
  • Diretor Robson e vice-diretor Leandro
  • Datas de execução: 20/06/2024 e 24/06/2024
  • Horário: 13h às 15h30
  • Total de alunos: 6
  • Série: 8º e 9º

Mídias e Apresentação

Hi, I’m Grupo Cavala

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