Projeto Cidade Gentil
O projeto tem por objetivo principal despertar nos alunos o sentimento de serem protagonistas na construção de uma cidade mais humana e mais agradável. Nas cidades atuais se utiliza muito o conceito de “Cidade Inteligente”. A essa inteligência se pretende acrescentar o conceito de Ubuntu: “eu sou porque nós somos”. Entendemos que a inteligência de uma cidade precisa ter um propósito.
Assim, a motivação principal do projeto é acrescentar nas soluções para a cidade tanto a Inteligência das novas tecnologias quanto os princípios de vida harmônica em comunidade. As tecnologias a serem utilizadas buscam tornar as soluções mais agradáveis, mais simples e mais humanas.
Complementando os objetivos as soluções são pensadas em termos de segurança, facilidade de uso, baixa manutenção, custos energéticos, sustentabilidade e conforto térmico.
No escopo do projeto as soluções serão construídas em containers de seis metros, que seriam implantados nos bairros em terrenos baldios que seriam alugados pela Prefeitura. Para simular esses containers utilizaremos maquetes de proporção 1:10.
Quem participa desse projeto é a turma do Segundo Ano – Turma 2024, do curso de Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do IFSP – campus Caraguatatuba.
Os projetos atuais são:
Ponto de apoio para motoristas de entrega e transporte– ponto que permite que motoristas possam carregar celular, fugir de chuvas torrenciais, pedir ajuda externa em caso de assaltos, descansarem. O sistema terá um cadastro de motoristas, cadastro de empregadores, notícias postadas pelos motoristas e Prefeitura Grupo Santiago.
Ponto de apoio na praia – ponto que permite facilidades de carregar e guardar celulares, guarda volumes, água potável e outros serviços pensados pelos grupos. Os pontos seriam alugados para empresas que cobrariam um valor para cada serviço oferecido. O sistema terá cadastro de guarda volumes, cadastro de usuários, etc. Dois grupos trabalham nessa solução: Grupo Lima e Grupo Rio de Janeiro.
Ponto de atendimento a animais – ponto de atendimento para castração gratuita, abrigo temporário, instalação de chip, recolhimento de animais abandonados. O sistema terá cadastro de veterinários, cadastro de animais, cadastro de ONGs e cuidadores. Grupo Buenos Aires.
Biblioteca Comunitária – biblioteca pública para empréstimo de livros, eventos literários, troca de livros, saraus literários e eventos relacionados. O sistema terá cadastro de livros, cadastro de leitores, notas e resenhas de livros, troca de experiências entre leitores. Grupo Havana.
Recolhimento de recicláveis – ponto de recolhimento para recicláveis domésticos. Nesse ponto cada usuário poderá obter sacolas com um QRCode que o identifica. Os recicláveis serão trazidos no ponto para serem pesados. O lixo resultará em bônus em dinheiro, descontos em pontos comerciais ou descontos em IPTU ou doação para uma ONG registrada. O sistema terá cadastro de usuários, cadastro de tipos de recicláveis, cadastro de recicladores, registro dos recicláveis entregues. Grupo Mendoza.
Ponto de Consumo – ponto criado para oferecer comércio com auto atendimento aos clientes. O ponto consta com cardápio oferecido em tablets onde o cliente pode escolher entre vários pontos de venda que dividem o mesmo espaço. Isso permite que os clientes evitem filas, aglomerações e possam escolher produtos de pontos diferentes. Outra vantagem é que os pedidos poderiam ser entregues nas mesas, facilitando a vida de quem tem problemas de mobilidade, crianças pequenas, etc. Como se trata de um ponto para eventos maiores a simulação será de apenas um ponto de vendas e um ponto de atendimento. O sistema terá cadastro de pontos de venda, cadastro de cardápios e cadastro de clientes, cadastro de pedidos. Grupo Cancun.
Bicicletário – ponto para guardar bicicletas de forma segura. O ponto conta com cadeados, entrada única e com câmera, liberação da retirada por aplicativo. O sistema terá cadastro de bicicletas, cadastro de usuários, cadastro de locação dos pontos de guarda da bicicleta. Grupo Chihuahua.
Ponto de ônibus – ponto de ônibus com conforto térmico, proteção contra o sol, aviso de horários dos ônibus, atendimento para casos de pessoas sem celular, ponto de proteção para pessoas desacompanhadas. O projeto prevê um totem de atendimento para casos onde o usuário dispare um aviso pelo site. A partir desse momento um atendente irá acompanhar a pessoa através das câmeras e via chat para garantir sua segurança. O sistema terá cadastro de usuários, cadastro de atendentes, cadastro de ônibus, cadastro de rotas. Grupo Caracas.
Espaço de cursos – espaço para cursos de culinária, contendo fogões comuns, gás, mesas, armários, pias, freezers e geladeiras. O objetivo é fornecer cursos de comidas de rua, lanches, pães, doces e sobremesas que possam ser fabricadas artesanalmente e vendidas pelos alunos. O sistema terá cadastro de cursos, cadastros de turmas, cadastro de professores, cadastro de alunos. Grupo Montevidéo.